Versão Temporária!!

Quinta-feira, 26 de Junho de 2008

Entrevista a Attilo Riccó

Rebelde Way é o nome da telenovela da SIC que estreia em Agosto. A novela está a ser dirigida pelo grande realizador brasileiro Attilo Riccó, que vive há sete anos em Portugal e soma mais de 40 anos de carreira dedicados ao cinema, teatro e televisão.

 

No início de Junho assistimos às filmagens dos primeiros episódios no cenário das ruas de Paris, Torre Eiffel, Champs Elysées ou o Rio Sena, com jovens actores, como Nelson Antunes e as actrizes Joana Anes e Maria Albergaria.

 

foto

 

 

Voz da Póvoa – Rebelde Way é mais uma estória virada para um público jovem?

 

Attilo Riccó – É uma novela com a expectativa de sucesso dentro de um horário com uma concorrente forte, os Morangos com Açúcar, novela que fui o primeiro realizador. Viemos a Paris gravar uma sequência de consumismo de duas jovens rebeldes e o início da estória de um outro personagem, que os pais trouxeram para Paris muito pequeno. Depois do suicídio do pai, o jovem rebelde vem para Portugal tentar desvendar o mistério e apaixona-se.

 

 

V.P. – Não é complicado gravar numa cidade como Paris?

 

A.R. – Gravar em qualquer centro de cidade do mundo nunca é fácil. Na cidade Luz, onde os turistas surgem de todos os lados, japoneses, chineses, ingleses, alemães, franceses, os problemas duplicam. Mas se conseguir gravar com estas pessoas a passar, falando a língua delas, dá outra vivência à cena. Desde que saia limpo o que pretendo e que as intenções sejam conseguidas, está tudo bem.

 

 

V.P. – O Guião é rígido ou pode ser alterado em qualquer altura?

 

A.R. – Todo o guião a partir do autor é rígido. Mas nós, os realizadores, temos uma pequena flexibilidade de moldar o texto à boca do personagem, para ficar mais fluído. Existe sempre uma premência de fechamento do episódio. Podemos demorar cinco dias a gravar um, mas a televisão come um por dia. Às vezes, em função das circunstâncias do decore, temos que ter a agilidade de fazer pequenas adaptações que, no entanto, continuam a funcionar para a dramaturgia da novela.

 

 

V.P. – A equipa tem liberdade de acção ou respeita as ideias do realizador?

 

A.R. – Nem um filho se faz sozinho. Aprendi a trabalhar em equipa. Aceito sugestões, quando são boas eu limo. Um técnico de futebol pode dizer por onde joga o jogador, mas não pode fazer o golo nem defender o pénalti. Como realizador dou a orientação do jeito que quero, mas se o câmara conseguir um ângulo que fica melhor ele é que vai fazer o golo. Se o actor fez uma representação brilhante, agarrou o personagem, fica. Eu apenas administro os resultados.

 

V.P. – Ao fim de tantos anos a realizar novelas ainda é possível inovar?

 

A.R. – O que nos moderniza e faz modernizar é o cinema que sempre foi o pai da televisão. É importante acompanhar as novas técnicas, a computação gráfica. Ver o que se faz no Japão, na China, ou na França e tentar copiar melhorando. A bagagem que tenho, em termos de cinema e televisão, fui busca-la ao mundo inteiro. O Brasil produz novelas há 50 anos. Foi essa experiência que me trouxe para Portugal.

 

 

V.P. – Como realizador há alguma novela que o tenha realmente marcado?

 

A.R. – Por sorte, ganhei o prémio de melhor realizador em três novelas que me marcaram muito. Destaco “Éramos Seis”, uma novela com mil personagens que foi adaptada de vários livros e onde conseguimos um trabalho brilhante. Também O Pantanal foi uma novela muito gratificante. Em Portugal, as duas novelas que me deram mais gozo fazer foi a Floribella, que iniciou um ciclo novo, e a Vingança que foi uma coisa brutal. Agora espero que esta supere as outras duas.

 

In. A voz da Póvoa

Etiquetas:
Escrito por */Lui's\* às 00:52
Link do Post | Comenta!
36 comentários:
De Anónimo a 26 de Junho de 2008 às 15:44
Gostava que vissem isto:

http://rebeldeway-online.blogs.sapo.pt/


Primeiro post.


Segundo sei, esse blog é do dono do site novelas nacionais.com


De */Lui's\* a 26 de Junho de 2008 às 19:13
Antes de mais muito obrigado, também reparei que não é a primeira vez que o faz...

tentarei resolver,

Obrigado mesmo :)


De Anónimo a 27 de Junho de 2008 às 12:25
;)


De Teresa a 26 de Junho de 2008 às 17:39
tb acho k a vingança foi brutal xD ei! ja sou da elite!! xDD loool brigda brigdaa =)


De Patricia a 26 de Junho de 2008 às 19:54
Eu cá sou da elite há mais tempo desde a VERDADEIRA REBELDE WAY, mas pronto... Isto de o homenzinho falar como se fosse ele proprio a fazer a novela dá-me cabo da cabeça...estão se a apropriar de algo q n é deles...e falam como se tudo sai-se da cabecinha deles, s uma fraude, e agora ainda kerem xamar RBD à banda! Valha-me deus isto n cabe na cabeça de ninguém...

E outra a musica de abertura é horrivel eu tenho a musica em original e é infinitamente melhor

bjus


De */Lui's\* a 26 de Junho de 2008 às 20:01
Ola.

1º te agranto a bandfa nãos e chama RBD nem nada parecido
2º ele é o realizador logo fala komo produto dele e muito bem porque foi 100% adaptado
3º A musica aidna não foi divulgada como sabes?


Respeito o teu comentario, não leves a mal a minha resposta porque não é essa a intenção :)

bjs*


De Patricia a 26 de Junho de 2008 às 21:14
FIxe!!! Ainda bem que n é RBD!!!

qto a musica sei porque vi o anuncio e tenho toda a banda sonora da novela original...é natural que a conheceça de ouvido...e é um dos meus temas preferidos so que soa horrivel em portugues...

bjx
e n n levo a mal a resposta , mas continuo a achar que s t a aproveitar demasiado do trabalho dos outros sem sequer fazer referencia à verdadeira Autora...


De */Lui's\* a 26 de Junho de 2008 às 21:24
olha que fizeram deu uam x no episodio especial a fazerem referencia e TB a rebelde pelo exite que tiveram e agora estar a ser adaptado em pt...


De Pat.. a 26 de Junho de 2008 às 21:39
Menos mal...mas mesmo assim foi como Floribella poukissima gente sabia q já existiam mais 5 iguais, ou vingança, resistirei... que tb são adaptações de Monte cristo e Resistiré e qualquer dia vem para cá, Patito Feo, Casi Angeles, Bella y Bestia, Amor Mio , Alma Pirata (que inclusive já foi comprada), sei lá so falta mesmo é Rincón de Luz...Ou já agora Cuidado Con el Angel, sinceramente acho uma perda de tempo adaptarem quando as originais são perfeitas...até compreendo que queiram dar trabalho aos actores tugas, mas então porque não apostam em coisas totalmente portuguesas! para depoix exportarmos tambem...seria de mais orgulho, não é de estranhar que a TVI tenha mais sucesso...já que a maior parte das novelas são de autores portugueses se bem que Deixa me amar por exemplo, e akela da estrelinha com a Rita Pereira tb eram adaptações, mas pronto é em menos quantidade...Agora estamos a desperdiçar uma novela que tinha garantias de lucro pois já foi provado em varios paises em mais de 60 para ser exacta e sempre teve sucesso, e estamos a arriscarnos a isto sair uma porcaria qdo já tinhamos provado que com uma das outras duas haveriam lucros na certa, audiencia e muito sucesso...francamente que n percebo...pa arriscar assimtanto porque não com algo realmente nosso!?
beijinhox


De */Lui's\* a 26 de Junho de 2008 às 22:06
antes adaptar do que fazer novelas sem qualdiade... e que os tugas veem porque são espectadores passivos...

e gostava que casi angels viexe pa pt adaptado e como referiste rebelde foi adaptada em outros lugares e se a original teve sucesso pk eh k fizeram no emxico? não falem so da SIC


De pat.. a 26 de Junho de 2008 às 22:23
Estas a dizer que as Novelas da TVI n têm kualidade so porque são escritar por portugueses???
E realmente eu falei dos varios paises que fazem adaptações qdo dixe "mas mesmo assim foi como Floribella poukissima gente sabia q já existiam mais 5 iguais".
E outra eu vejo Casi Angeles desde que começou até hj (2 anos) e já conta com 2 temporada tenho o cd importado e um amigo que esteve para entrar para a novela e posso garantir-te que portugal n faria igual e melhor é impossivel, porque a maior parte dos jovens que entraram na novela têm anos de experiencia trabalham desde os 8 anos ou mais novos ainda...e como deves ter reparado todos eles entraram em chiquititas2005 e as pessoas que conseguiram cá em portugal para fazer o papel de muitos deles como a catia tavares q n chega aos pes da mariana esposito nem o "zeca" do peter lanzani entre outros, era impossivel fazer melhor que casi angeles original duvido ate mesmo que o pedro damian o consiga...mas pronto se os portugueses gostam de viver à custa de sucessos alheios o problema é vosso eu cá já desisti desde que tinha 6 anos qdo comecei a ver tv...e agora com internet menos tv vejo, e digo-te mais, vejo novelas e series excelentes e originais e desisti da tv tuga...por isso n vale a pena discutir por isto se continuarmos a copiar novelas que s coisas minimas, o que fará de coisas mais importantes como o estado do país...q é um desastre...


De */Lui's\* a 26 de Junho de 2008 às 22:30
Respodnedo a 1º pergunta sim, visto que as novelas da TVI e sempre a emsma coisa casa descasa, morre, desaparece, casamentos no fim, raptos...

bem sobre as adaptações eua cho muito bem que façam mas com qualidade não estou a falar em adptações sem ela tipo Chiquititas que foi parar ás manahs de fim de semana, mas a SIC tem tudo para Rebelde way ser sucesso as promos ja começaram e a novela so vai estrear em agosto no fim, e está em gravaç~eos á meses.

concordo quando dizes que não vale a pena 'discutir' porque cada um tem a sua opinião e goste desta pequena 'discução' pois transmiti o que penssava e recebo outars opiniões que poderão ou não mduar a minha opinião ;)

beijos*


De pat. a 26 de Junho de 2008 às 22:55
yap tens toda a razão cada um tem a sua opinião, e francamente n gosto das novelas da tvi, mas eu falo-te das originais pk assisti, ou seja , falo com conhecimento da coisa, e digo-te se tu assistisses tb a Casi Angeles, a Rebelde way, a Chiquititas , a Floricienta, a Bella e Bestia entre outras que assisti por completo, tenho a certeza absoluta que estarias de acordo comigo, podes tentar, n custa muito os episodios estão no youtube e depois de as veres duvido que gostes assim tanto destas adaptações portuguesas, agora acredito que para quem n viu as outras estas sejam o "maximo" e ande tudo estérico...caso n saibas a apresentação de casi angeles no teatro foi comparada com expectaculos musicais da broadway axas que alguma vez conseguiremos isto???


De pat. a 26 de Junho de 2008 às 22:59
observação: podes encontrar todo o teatro no youtube;)
boa sorte , depois sim tens todo o meu apoio para falar das adaptações como trabalhos muito bons, mas só depois de conheceres profundamente os originais...


De pat. a 26 de Junho de 2008 às 22:59
observação: podes encontrar todo o teatro no youtube;)
boa sorte , depois sim tens todo o meu apoio para falar das adaptações como trabalhos muito bons, mas só depois de conheceres profundamente os originais...


De pat. a 26 de Junho de 2008 às 22:59
observação: podes encontrar todo o teatro no youtube;)
boa sorte , depois sim tens todo o meu apoio para falar das adaptações como trabalhos muito bons, mas só depois de conheceres profundamente os originais...


De */Lui's\* a 26 de Junho de 2008 às 23:05
eu ás vezes vejo Rebelde mexicana e Casi angeles pelo youtube x'D

e outars internacionais e gosto... ams sei que vou gostar da adaptação para PT pk gosto de muitos actores do elenco..

;)

bjs*


De pat. a 26 de Junho de 2008 às 23:14
Mas gostares das pessoas e teres-lhes admiração n significa q façam um bom trabalho, eu por exemplo admiro muito a Luisana Lupilado mas era impensavel vÊ-l a fazer de "marizza" em rebelde way... entendes o que kero dizer?
a papeis que caem como uma luva nos actores que os interpretam e outras que soam de maneira forzada...bem ó menos ja fico contente por conheceres casi angeles :) neste momento tou a ver o cap 50 da 2º tempo:) está ganda confusão...a cielo está casada com dois...e indecisa com os 2 nico e o amigo dele:S e inda por cima apanharam um dos colaboradores do mau da fita:S e o nico ja lhe deu tanta porrada q o homem ja n se aguenta em pé:S esta excelente agora o nico tb tem poderes curativos...:P tens de ver a 2º temporada esta melhor q a primeira;)

bjux


De */Lui's\* a 26 de Junho de 2008 às 23:35
A maior parte do elenco senior de rebelde way pt são muito experientes, os jovens mostraram ser muito bosn em algumas series como Floribella, Deite quase tudo ... acredito que ao Nelson Antunes o papel de rebelde lhe caiu como uma luva pois ele é um 'rebelde'

bem melhor é esperar pela serie e não faalr antes de ver ;)


De Mena a 27 de Junho de 2008 às 09:30
ESTOU FARTA QUE FALEM MAL DA REBELDE WAY PT...SÃO TODOS UNS TOLINHOS SÓ PODE!!
FALAM TANTO DA RBD..ISTO E AKILO, SERÁ QUE NÃO SABEM QUE A RBD TAMBÉM FOI ADAPTADA PELA VERSÃO REBELDE WAY..OS MEXICANOS TAMBEM SÃO ENTÃO UNS IMITADORES, BLA BLA BLA, UNS MERDAS??!!
FODAXE, NÃO CRITIQUEM SEM VER!! SIM FOI UMA ADAPTAÇÃO E KUAL É O PROBLEMA????..QUEREM VER OS ORIGINAIS'?? VEJAM NA INTERNET, ACABOU!!! O QUE VAI PASSAR É REBELDE WAY VERSÃO PORTUGUESA...SÃO DE FACTO MIL VEZES MELHOR QUE OS PSEUDO ACTORES DOS MORANGOS, POR FAVOR...ESTA SÉRIE DE VERÃO JÁ ESTÁ A MORRER PARA A VIDA, À MUITO QUE JÁ ESTÁ A MORRER, NÃO SABEM FAZER NADA...NÃO CAUSAM SENSAÇÕES NOS TELESPECTADORES!!
ACONSELHO A VEREM A REBELDE WAY E LOGO VÃO PERCEBER QUE ESTES "PUTOS" SÃO BONS, SÃO REALMENTE BONS NAQUILO QUE FAZEM, PELO MENOS NA NOSSA TELEVISÃO PORTUGUESA...NÃO COMPARO AO INTERNACIONAL...COMPARA AO NACIONAL..PORQUE EU VIVO É EM PORTUGAL, ESTOU ME A CAGAR PARA O QUE O MÉXICO, ARGENTINA FIZERAM....VEJAM É ESTES JOVENS QUE VÃO DAR MUITO QUE FALAR...E AS AUDIÊNCIAS SERÃO DA SIC...DE CERTEZA..


De joana a 27 de Junho de 2008 às 11:17
SÃO DE FACTO MIL VEZES MELHOR QUE OS PSEUDO ACTORES DOS MORANGOS, POR FAVOR

concordo perfeitamente x'D


e também com tudo que dissest



De jeca a 30 de Julho de 2008 às 12:52
finalmente alguem que concorde kmig!! ja estou farta de ouvir falar que portugal so sabe imitar que a sic n fax nd de jeito e que o mexico e argentina sao melhores!!! eu ja vi as originais mas por favor do k e k nos interesssa ter alguma koisa que n e do nosso pais !!! e por ixo k portugal n anda tem a mania que td la fora e melhor do k ca e km exe espirito acaba por ser vrdd!!! eu quero la saber se isto e uma imitacao como ja dixeram a versao do mexico tmb foi uma imitacao e a meu ver inda saiu melhor do k a original por isso deixem se de koisas!!! força rebelde way!!!!!!


De Maria :D a 27 de Junho de 2008 às 13:00
Eu já nem falo de RBD, já nos disseram que eles vêm para Portugal então está na hora de dar uma oportunidade aos portugueses. Não estou a dizer que vou adorar a novela, mas meninas não vai mudar nada nós andarmos aqui a protestar. Além disso, vendo bem, esta versão vai dar a conhecer aos portugas o mundo 'rebelde' e vão acabar por descobrir os nossos RBD :D
Já percebi que a banda sonora da novela vai ser igual à erreway, porque essa música é da versão argentina... Pensava que os tugas iam cantar... Enfim.
Parabéns pelo blog, viva RBD e boa sorte tugas :D


De Maria :D a 27 de Junho de 2008 às 13:03
Ah, esqueci-me de dizer. Temos de fazer um pequenino esforço para ajudar esta adaptação, porque o Luis Luisillo disse que RBD só passa por aqui se houver divulgação... Quando a novela estrear, vão todos querer saber mais coisas e acabam por encontrar na net RBD :)


De */Lui's\* a 27 de Junho de 2008 às 13:43
Olá :D

Obrigado pelo comentario :), concordo plenamente com o que dissest pk discutir sao projectos identicos ambos adaptados pk não veem isto como uma forma de4 divulgação aos portugueses de Rebelde?
e como dissest depois vao procurar e ha mais coisa de RBD que propriamente de Rebelde way pt neh?


Ah amria a banda sonara vai ser sim portuguesa, tinah essa duvida mas ao que tudo consta vai ser uma banda nova, visto que todos os 4 da banda tem experiencia de canto ;)

bjs*


De ... a 27 de Junho de 2008 às 15:23
Yap A BANDA SONORA vai ser portuguesa mas traduzida da argentina como floribella e chiquititas e vingança...
OK Rebelde é adaptada de Rebelde way mas sabem q mais o pd n viu rebelde way qdo fez rebelde enquanto que nós estamos a copiar cenas...
Ó MARIA duvido muito que isto ajude a trazer RBD, pelo contrario se isto seguir pa frente, e ainda por cima com cenas iguais a mexicana duvido que dê cá 2 novelas iguais, talvez qdo a nossa acabar passe rebelde mexico, mas ao mesmo tempo é pouco provavel...e além do mais um dos requesitos para rbd vir cá era a novela passar cá...e sabem que mais, chamam pseudo actores aos dos morangos...e estes donde sairam?? não foi dos morangos? mas pronto se kerem continuar ceguinhos o prob é vosso, portugal n olha pos lados tem umas palas como os burros, e só ker saber de coisas portuguesas e o cumulo dos cumulos é PK N FAZEM ADAPTAÇÕES DO CSI? DOS PERDIDOS? PRISON BREAK? pk é AMERICANO OU INGLÊS E ISSO SIM JÁ É ACEITÁVEL??? PK N FAZEREM O MESMO QUE FAZEM COM ESTAS SÉRIES, Q AS PASSAM COM LEGENDAS, COM NOVELAS E SÉRIES DE OUTROS PAISES, SERÁ QUE OS TUGAS SÓ CONHECEM INGLÊS, AMERICANO, BRASILEIRO E PORTUGUES? ITALIA , FRANÇA, RUSSIA, ARGENTINA, ....´CADê? ESTOU FARTA DE SO VEREM INGLESADA E PORTUGUESADA A FRENTE...
Ok tenho de admitir que talvez ajude o pessoal a conhecer AS VERDADEIRAS ALMAS REBELDE como ERREWAY E RBD mas s ninguem nos ajudar a lutar por eles e simplesmente só conhecer e "há que lindo, tão giros" n vai ajudar em nada...eu cá já estou a ajudar radio aos berros com musicas de rbd e erreway ;) e falem aos amigos e criem sites de fãs e fotolog e sei lá, mandem mail's a revistas ás tc's n vai ser meia duzia a fazer isso e conseguir alguma coisa temos de cer centenas!!! TÊM DE SER CRIADAS CAMPANHAS POR RBD E O NUNO GOMES É QUE PODIA AJUDAR LOOOOL vcs entendem xD


De ... a 27 de Junho de 2008 às 15:25
tv's***

ser***


De */Lui's\* a 27 de Junho de 2008 às 16:37
eu entendie ssa do nuno gomes ^^

ai a dulce *.*

x'D


De ... a 27 de Junho de 2008 às 16:40
LOOOOL
parece que a paixão platonica da Dulce já n é um segredo pa ninguem xD
x'D




De rebelde_RBD_portugal a 28 de Junho de 2008 às 14:23
Adoro k já haja pessoas a comentar ;)
Bom quanto ao assunto da novela , eu sei k quando a tuga começar , as pessoas vao recorrer a videos das outras adaptações , pelo menos pra saber como vai seguindo a historia.
Não acho k devemos ir contra essa adaptação, mas aceita-la e depois de vermos como esta feita ai dizer se é boa ou não.


De helga a 28 de Junho de 2008 às 14:29
vai haver mesmo um grupo de dança?


De Para: Helga a 28 de Junho de 2008 às 15:57
Nas outras rebeldes existiu sempre o grupo de dança da mia ...


De didi a 12 de Julho de 2008 às 15:28
não falem mal esperem até ver o 1 episodio é preciso respeitar os profissionais que tanto trabalham na novela, e nao são poucos, trabalho para televisao a muitos anos e sei o trabalho que dá fazer uma novela sendo ela adaptada ou nao


De espectador a 26 de Agosto de 2008 às 02:18
Respeitar porquê ?

Respeito merece quem se recusa a fazer porcaria.


De espectador a 26 de Agosto de 2008 às 02:14
Vi hoje o primeiro episódio.

Desastre total. É absolutamente horrivel, não tem ponta por onde se lhe pegue.

Ter um realizador com quarenta anos de experiância e fazer uma porcaria tão grande deve ter dado muito trabalho.

Não compreendo a SIC, é tão óbvio que aquilo é péssimo.

Mais um desastre tipo Chiquitita, não há promoção que consiga vender uma porcaria tão grande.

Parece que desde o sra dona lady que a sic ficou atrasada mental em termos de produção nacional de ficção.

É triste que a estação que produziu uma série de tele-filmes que tinha bastante qualidade, e que tem tanto poder e tanta gente válida tenha uma imagem tão deficiente da juventude portuguesa e a insulte desta maneira.

Não percebo mesmo o que se passa com a SIC, parece que fazem de propósito para ser desastrosos, será uqe há alguém da concorrência a sabotar a SIC ? Uma estação que tem o Herman José e põe a fazer aquela porcaria devia perder a licença, oxalá fosse só isso, este Rebelde Way (só o titulo mostra que o pessoal da SIC não anda bom da cabeça).

Como é que a estação que mudou Portugal deu nesta miséria ?


Comentar post

Pesquisar

 

Ultimos Posts

LUA VERMELHA

De Blog a SITE!

Amanhã algo Rebelde irá a...

Novidades

RBL prometem arrasar!

Concerto dos RBL

"Não sou nada vaidosa" - ...

Rebeldes na "Super Pop"

Rebelde Way em Torres Ved...

Fórum OFICIAL

Estatisticas

+ Visitantes:
+ Online:
+ MSN: rebeldeway.fas@live.com.pt

Arquivo

Janeiro 2010

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Elite

Tiago Barroso

Anjos da Lucy

MCA 5

Simplesmente Luciana

Fashion Club

Lucy

Sparkofglamour

Feitiço de Amor



Top Links

001. O mundo é pequeno!
002. Kristen Bell Portugal
003. Tv Universo
004. Luciana Abreu
005. A Favorita
006. Miley Cyrus
006. Margarida Vila-Nova
007. Morangos Online

Publicidade SIC


Etiquetas

audiencias(2)

avatars(1)

banda(6)

blog(9)

concertos(1)

correio da manha(1)

entrevistas(1)

episodios(2)

especiais(6)

estreia(4)

globos de ouro(1)

gravações(2)

horário(1)

imprensa(9)

joana alvarenga(1)

jornal da madeira(1)

lisa(1)

lisa e pedro(1)

madeira(1)

marca rw(1)

media(4)

mia e manuel(1)

na rede(1)

personagens(1)

promo(6)

rebelde(1)

rebelde way(2)

rebelde way sims(1)

resumos(3)

salvador(1)

site oficial(3)

televisão(8)

videos(1)

todas as tags